blog

D&G Portas Glass Design

Cores podem transmitir diferentes sensações dentro de casa

Cores podem transmitir diferentes sensações dentro de casa

Na hora de escolher a cor para pintar a casa, muitas dúvidas podem surgir, desde qual parede aplicar um tom mais escuro até qual tonalidade de tinta utilizar para fazer o ambiente parecer mais aconchegante.
Para optar pela cor ideal, é preciso identificar antes da compra da tinta qual é a sensação que deseja que o ambiente transmita.

“As cores transmitem sentimentos e emoções diferentes”, diz a arquiteta Maria Claudia Luna.
De acordo com a profissional, quando um ambiente é pintado inteiro de uma cor neutra, o visual fica muito diferente de quando recebe tinta com cores mais vibrantes.

A cor exerce tanta influência dentro de casa que algumas tonalidades podem até mesmo passar a impressão de que o espaço é mais aconchegante.
“Em estações mais frias, como o outono e inverno, as cores que dão uma sensação térmica de mais aconchego são os tons de laranja, marrom e azul marinho”, afirma Maria Claudia.

Para não deixar o cômodo com ar muito pesado, a dica da arquiteta é equilibrar tais cores com o branco e bege claro.

Se a opção é usar tons neutros em áreas como a sala e quartos, os lavabos podem receber um pouco mais de ousadia nas cores, já que é um espaço onde as pessoas não passam muito tempo, segundo a arquiteta.

“Em um dos meus projetos, fiz o lavabo inteiro de preto e deixei apenas as louças, teto e piso em branco, o que conferiu ao ambiente um ar mais arrojado”, conta Maria Claudia.

Já para áreas externas, a recomendação da especialista é usar o verde. “Esta cor transmite a sensação de frescor e natureza”, diz a profissional.

Equilíbrio – “Para que haja harmonia em todo o local, não é recomendado colorir cada cômodo de uma cor”, ressalta a arquiteta. No entanto, segundo Maria Claudia, isso não significa que todos precisam ter a mesma tonalidade. Se os tons forem diferentes, é importante que haja um equilíbrio no conjunto.

Para a especialista, a tonalidade do piso não precisa, necessariamente, combinar com a parede.

“Há como equilibrar a parede mais escura com o piso claro ou inverter esta ordem”, diz Maria Claudia. Para a arquiteta, texturas com cores de elementos naturais são muito usados e ficam interessantes nos ambientes.

“A textura de cimento é interessante, pois parece concreto. Já as de palha ficam chiques em lavabos ou quartos”, afirma a profissional, que ainda lembra que alguns papéis de parede imitam texturas e parecem reais.

Fonte: Zapi Móveis

Cores podem transmitir diferentes sensações dentro de casa

Cores podem transmitir diferentes sensações dentro de casa

Na hora de escolher a cor para pintar a casa, muitas dúvidas podem surgir, desde qual parede aplicar um tom mais escuro até qual tonalidade de tinta utilizar para fazer o ambiente parecer mais aconchegante. Para optar pela cor ideal, é preciso identificar antes da compra da tinta qual é a sensação que deseja que o ambiente transmita. “As cores transmitem sentimentos e emoções diferentes”, diz a arquiteta Maria Claudia Luna. De acordo com a profissional, quando um ambiente é pintado inteiro de uma cor neutra, o visual fica muito diferente de quando recebe tinta com cores mais vibrantes. A cor exerce tanta influência dentro de casa que algumas tonalidades podem até mesmo passar a impressão de que o espaço é mais aconchegante. “Em estações mais frias, como o outono e inverno, as cores que dão uma sensação térmica de mais aconchego são os tons de laranja, marrom e azul marinho”, afirma Maria Claudia. Para não deixar o cômodo com ar muito pesado, a dica da arquiteta é equilibrar tais cores com o branco e bege claro. Se a opção é usar tons neutros em áreas como a sala e quartos, os lavabos podem receber um pouco mais de ousadia nas cores, já que é um espaço onde as pessoas não passam muito tempo, segundo a arquiteta. “Em um dos meus projetos, fiz o lavabo inteiro de preto e deixei apenas as louças, teto e piso em branco, o que conferiu ao ambiente um ar mais arrojado”, conta Maria Claudia. Já para áreas externas, a recomendação da especialista é usar o verde. “Esta cor transmite a sensação de frescor e natureza”, diz a profissional. Equilíbrio – “Para que haja harmonia em todo o local, não é recomendado colorir cada cômodo de uma cor”, ressalta a arquiteta. No entanto, segundo Maria Claudia, isso não significa que todos precisam ter a mesma tonalidade. Se os tons forem diferentes, é importante que haja um equilíbrio no conjunto. Para a especialista, a tonalidade do piso não precisa, necessariamente, combinar com a parede. “Há como equilibrar a parede mais escura com o piso claro ou inverter esta ordem”, diz Maria Claudia. Para a arquiteta, texturas com cores de elementos naturais são muito usados e ficam interessantes nos ambientes. “A textura de cimento é interessante, pois parece concreto. Já as de palha ficam chiques em lavabos ou quartos”, afirma a profissional, que ainda lembra que alguns papéis de parede imitam texturas e parecem reais.

Sereismo: 7 dicas para adotar a tendência na decoração

Sereismo: 7 dicas para adotar a tendência na decoração

As sereias, seres míticos que habitam o fundo do oceano, começaram a ressurgir no imaginário popular quando o movimento cultural Seapunk nasceu no Tumblr em meados de 2011. Desde então, os tons azulados e esverdados do oceano, o brilho das pérolas, as texturas praianas e a magia dessas mulheres-peixe tomaram conta da internet, do design e da moda, dando origem ao termo sereismo. Como não podia ser diferente, a estética também desembarcou no universo da decoração e a Casa Vogue mostra, aqui, 7 formas elegantes de levar a inspiração das sereias para o lar. 1. Escamas A padronagem das escamas pode surgir em tecidos, tapetes ou nas paredes, que lançam mão do clássico azulejo marroquino. 2. Figuras do mar Peixes, conchas e corais trazem a iconografia do fundo do mar para a decoração. Podem estar presentes em quadros, esculturas ou mesmo em souvenirs trazidos da última viagem à praia. 3. Lustre de escamas ou madrepérola O acessório com atmosfera hippie, vindo direto dos anos 1970, evoca imediatamente a brisa do mar. Feito de escamas de peixe ou de madrepérola, esse tipo de lustre adiciona textura visual à decoração e um certo balanço das ondas quando a luz é acesa. 4. Cores do oceano Do turquesa ao índigo profundo, os azuis e verdes azulados são as cores-chave para uma decoração com sereismo. Podem trazer energia, em nuances mais claras, e mistério, eu outras mais escuras. 5. Degradé Os degradés são poderosos e lembram as cores que o horizonte exibe no amanhecer ou entardecer praiano, a névoa marítima típica do litoral e a baixa visibilidade que se tem quando submerso na água. Mistério e sofisticação se fundem em tons azulados e rosados, que trazem à tona a delicadeza e a sedução das sereias. 6. Efeito Iridescente Também conhecido como brilho furta-cor ou textura holográfica, o efeito iridescente traz um toque de magia vindo da fantasia. Tal acabamento é relacionado ao sereismo graças aos tons que as pérolas podem apresentar ou mesmo aos reflexos coloridos das águas e das conchas. 7. Tie-dye e marmorizados A estética etérea dos marmorizados e do tie-dye também evoca o fundo do mar e adiciona formas orgânicas e fluidas como a água ao décor.

Decoração de Banheiro Pequeno – Dicas e truques!

Decoração de Banheiro Pequeno – Dicas e truques!

Revestimentos de cores claras Na hora de escolher o revestimento das paredes do seu banheiro, não se esqueça de optar por cores e tons mais claros, que deixam o ambiente mais arejado e dão uma sensação visual de ambiente limpo e espaçoso. Opte também por revestimentos com acabamento com brilho ao invés de fosco, para que a luz possa refletir nas paredes, aumentando o espaço. Uma ideia para deixar seu banheiro bem elegante é utilizar mármore travertino. Fica um charme! Vaso flutuante Hoje em dia, existem diversos tipos de vasos, não é mesmo? Uma boa opção para decoração de banheiro pequeno, é usar um vaso flutuante. Isso porque ele ocupa menos espaço visual, e ainda tem um toque bem moderno. Deixe sua bancada limpa Quanto mais desorganizado for um espaço, mais apertado ele vai parecer. Isso porque nossa percepção do tamanho dele é influenciada por diversos fatores, que podem fazer com que nosso cérebro veja o espaço como maior ou menor do que realmente é. Por isso, é importante que sua bancada seja bem organizada, com o mínimo de coisas possível. Muitos objetos em cima da bancada podem passar essa impressão de lugar desorganizado, tumultuado. Branco com branco? Sempre que falamos de ambientes pequenos, falamos de tons claros. Falando de decoração de banheiro pequeno não seria diferente. Sabemos que eles ajudam a passar uma sensação de arejo e limpeza, que faz um ambiente parecer maior. Mas às vezes bate o medo de que um banheiro todo branco talvez não fique legal, ou pareça esterilizado demais. Porém, existem diversas maneiras de brincar com o branco para que o ambiente não perca o charme: busque tons de branco, texturas e materiais diferentes para que o branco com branco tenha um maior apelo visual. Portas de vidro No momento de escolher a porta do seu box, evite portas opacas, foscas ou cortinas e opte por portas de vidro claro. Como o vidro é transparente, ele não pesa o ambiente visualmente, e ainda permite que as pessoas vejam o tamanho real do seu espaço. Cortinas e portas opacas fazem com que você perca um pedaço do seu banheiro, pois as pessoas não conseguem ver o resto do espaço além delas. Pastilhas de vidro Uma boa opção de revestimento para banheiros pequenos são as pastilhas de vidro. Hoje em dia existem pastilhas de diversos tamanhos e cores, então é bem provável que você encontre alguma que combine perfeitamente com seu banheiro. O ideal é usar pastilhas menores e de cores mais claras, pois cores escuras deixam o espaço mais pesado e pastilhas grandes passam a impressão de que a parede é menor do que é. Outro ponto positivo das pastilhas de vidro em comparação a outros revestimentos, é que elas criam uma espécie de movimento quando possuem vários tons, o que dá um toque todo especial à decoração. Porta-toalhas na porta do box Uma boa maneira de economizar espaço é colocar um porta-toalhas de inox na porta do box. Dessa forma, a parede fica mais limpa e cria-se menos atrito visual, coisas que passam a impressão de que um espaço é maior do que realmente é. Além de ser, também, prático para a pessoa que está tomando o banho. Acrescente cor em detalhes Incrementar um espaço com cores alegres e fortes é sempre uma boa ideia. Porém, quando estamos falando de decoração de banheiro pequeno, o ideal é que isso seja feito através de acessórios ou detalhes, para que o ambiente não fique carregado. Uma flor amarela, um quadro pequeno com cores fortes ou um vaso vermelho, são vários exemplos de como dar um toque de cor e alegria no seu espaço sem fazer com que a decoração fique pesada. Cor dentro de gavetas Uma das coisas mais difíceis quando pensamos em decoração de banheiro pequeno, é saber aonde daremos o toque de cor que torna aquele ambiente especial. Sempre pensamos em opções óbvias, como adornos, mas uma ótima maneira de dar um toque de cor é pintar o interior de gavetas ou colocar algum adesivo. Por mais que a cor não apareça a todo momento, torna a organização muito mais divertida e deixa seu móvel muito mais especial. Prateleiras flutuantes ou embutidas A gente sabe o quanto de coisa precisamos guardar nos nossos banheiros, e como é difícil fazer essa organização da forma mais limpa possível para que o espaço não pareça entulhado. Uma boa opção são as prateleiras flutuantes ou embutidas dentro da própria parede. Isso porque elas te oferecem um espaço de armazenamento, mas não ocupam o mesmo espaço visual de móveis fechados, ou de prateleiras coloridas, já que elas “se misturam” à parede. Espelhos grandes Não é segredo nenhum que espelhos fazem um excelente trabalho passando a impressão de que espaços são maiores do que de fato são. Falando sobre decoração de banheiro pequeno, não dá pra fugir de uma das sugestões mais conhecidas e mais essenciais: busque espelhos grandes, e ocupe a maior parte da parede que você conseguir. Caso esteja decorando um banheiro social sem chuveiro, considere a opção de colocar um espelho ocupando uma parede inteira – vai ajudar a dobrar o tamanho visual do seu espaço! Piso contínuo, com movimento ou em tons claros Mudar o piso do seu banheiro também pode ser uma excelente forma de dar a impressão de um espaço maior. Alguns banheiros de apartamentos já costumam vir prontos, mas caso seu piso seja muito escuro, pense com carinho em alguma outra opção. É um esforço e um investimento que vai valer a pena! Você pode escolher um piso diferenciado, algo mais gráfico, como um piso em zig-zag que cria movimento e ajuda a aumentar a impressão que temos do espaço. Existem diversas opções de pisos que criam esse movimento e com certeza vão dar ao seu banheiro um toque diferencial! Pias estreitas Todo mundo sonha com aquelas pias e cubas enormes de filme, mas é preciso sempre atentar à escala. Hoje em dia existem modelos de pias estreitas, cuja profundidade não é muito grande, que são um colírio para os olhos de tão lindas! Esse estilo de pia costuma ter uma largura maior para compensar a profundidade pequena, então fique atenta à planta do seu banheiro para ter certeza que essa é a melhor opção para você. Para que a sua decoração de banheiro pequeno fique harmônica, as escalas e formatos precisam estar de acordo com sua planta baixa. Móveis flutuantes Assim como no caso do vaso flutuante, esse tipo de móvel ocupa menos espaço visual sem comprometer o estilo. Ainda falando sobre móveis, lembre-se na hora da escolha dos materiais e acabamento, que móveis claros ou que refletem a luz, são sempre suas melhores opções para um espaço menor. Opte também por puxadores metálicos ou de espelho, que ajudam na decoração de banheiro pequeno. Móveis com armazenagem Como em todos os espaços pequenos, a organização faz uma enorme diferença na impressão que temos do tamanho de forma geral. Portanto, dê preferência para móveis nos quais você possa armazenar coisas, para que seu banheiro fique o mais limpo e organizado possível. Por isso, opte por móveis com espaço para armazenagem, assim os itens não ficam a mostra e o banheiro se mantém facilmente organizado. Banheira com chuveiro Uma opção que é muito usada nos Estados Unidos em decoração de banheiro pequeno, principalmente para quem quer conforto e não tem muito espaço, é a banheira com chuveiro. Ela te oferece duas opções de banho, sem ocupar um espaço extra, a banheira acaba servindo como box para aqueles que optam pelo banho com chuveiro, e ainda possui sua função original de banheira. Não bloqueie janelas Luz natural é um dos fatores mais importantes quanto falamos de espaços pequenos, portanto evite bloquear as janelas com objetos, móveis, e evite bloquear a luz natural com cortinas. Caso o seu banheiro não possua luz natural o suficiente, trabalhe bem a iluminação artificial e dê preferência para luzes brancas. É isso! Espero que tenham gostado das dicas de decoração de banheiro pequeno e façam bom uso delas. Lembrem-se que elas não precisam ser usadas em conjunto, e é possível sim fazer com que seu banheiro pareça maior com apenas algumas delas. Faça sempre escolhas de decoração que tenham a ver com você e a sua personalidade, afinal quem vai usar o banheiro por muito tempo é você!

Os 10 mandamentos para decorar quartos pequenos

Os 10 mandamentos para decorar quartos pequenos

Cores claras Cores escuras podem dar a aparência de que o quarto é ainda menor. Portanto, invista em tons claros, que conferem sensação de amplitude. Alguns detalhes também são bem-vindos. A arquiteta Gleice explicou que uma das paredes pode contar com painéis, papel de parede, adesivos. “É interessante optar por tons mais claros. Se quiser um papel de parede com listras rosa, que o fundo seja bege, claro. Um papel todo colorido diminui o quarto”, completou Astrauskiene. Invista em espelhos Espelhos não servem apenas para conferir a aparência. Na decoração, têm a função de proporcionar aspecto maior aos ambientes. Uma sugestão da arquiteta Gleice Cantero é anexá-los à porta de correr do armário. Assim, não ocupam espaço na parede. Cama Gavetas na cama são uma boa opção para ambientes pequenos. Alguns modelos box já vêm com elas. Se não os encontrar, vale até apostar em um colchão box em uma cama convencional. A cabeceira é um importante item de decoração, que deve harmonizar com o estilo do restante do projeto, como afirmou Gleice. Pode ser almofadada, de madeira, de ferro. Abuse das paredes As paredes de quartos pequenos são grandes aliadas. Abuse delas com detalhes suspensos. Prateleiras e nichos colaboram com a organização. Objetos e roupa de cama O ambiente claro pode ganhar cores e detalhes por meio de tapetes, roupa de cama, almofadas, cadeira colorida, pufe, quadros. Tudo isso sem exagero, é claro, e com tonalidades complementares. Se enjoar do visual, basta trocar os objetos e tecidos. O aspecto muda sem que se gaste muito. TV Colocar a televisão na parede é uma opção para ocupar menos espaço nos móveis. “Mas tem de tomar cuidado com o que vai ligar nela. É importante que se pense onde colocar o DVD, o videogame, o aparelho da TV a cabo”, afirmou a arquiteta Gleice. Porta-retratos Porta-retratos podem incrementar a decoração e reavivar memórias. É permitido investir em molduras de modelos e tamanhos diferentes, dependendo do estilo do dono do quarto. Facilite a circulação Encher o quarto de móveis pode atrapalhar a circulação, principalmente em quartos pequenos. A arquiteta Gleice recomenda deixar corredores de pelo menos 60 cm nas laterais das camas e em frente aos armários, como fez no projeto da foto. “Em quartos de solteiro, vale encostar a cama na parede, porque se acaba ganhando espaço para circulação. Fazer isso com cama de casal não fica bom, já que quem dorme ao lado da parede tem dificuldade para se levantar.” Organização Quanto menor o ambiente, mais organizado ele deve ser, segundo a arquiteta Gleice. Objetos jogados, sem espaço para serem guardados, poluem o quarto. Por isso, os móveis precisam de um bom planejamento. Móveis Os móveis do quarto podem ser de materiais variados, como madeira e laca. Astrauskiene recomenda a fórmica pela facilidade de limpeza. Portas de correr otimizam o espaço, assim como uma bancada de estudo ao lado da cama, que também tem a função de criado-mudo.

D&G Portas Glass Design